segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Carta Mensal - Agosto de 2011

Tournay, 31 de julho de 2011.
            Queridos amigos e amigas EM BUSCA DA PAZ,
                        Paz!
De 16 à 21 de agosto próximo, em Madri, será realizada a 26a Jornada Mundial da Juventude. Espera-se cerca de um milhão e meio de jovens de todo mundo que, entre outras atividades, irão se encontrar com o Papa Bento XVI. O tema escolhido para este evento foi extraído da Carta aos Colossenses: “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7).
Assim, quero convidar a você para rezarmos este mês pela juventude do mundo inteiro: para que possa renovar seu compromisso e engajamento para a paz. Nós sabemos como a juventude é sensível, desejosa e generosa aos apelos da Paz. Mas temos consciência, também, de como a violência, através de suas múltiplas manifestações, pode seduzi-la e conduzi-la a uma viagem sem volta.
Para que a juventude possa se engajar pela paz é necessário que as instâncias educativas, como a família, a escola e a Igreja, e também todo o conjunto da sociedade, possam estimular os jovens a este compromisso. Na sua mensagem para o dia mundial da paz de 1979, o Bem-aventurado Papa João Paulo II, que começava seu ministério pontifício, escolheu como tema “Para alcançar a paz, educar para a paz”. Neste importante pronunciamento, este papa definia em três pontos esta tarefa de educar a juventude para a paz: encher os olhos com “visões de paz”, irradiando os múltiplos exemplos de paz e não-violência; falar uma linguagem de paz, que acolhe e una as pessoas, sem marginalizá-las; realizar gestos pela paz no cotidiano e de forma durável. Assim, os jovens poderão responder a este apelo do Papa, ainda neste mesmo documento: “Jovens: sede construtores de paz. (…) Resisti às facilidades que adormentam na mediocridade triste, bem como às violências estéreis em que vos querem utilizar por vezes os adultos que não estão em paz consigo próprios. Segui as vias para as quais vos impele o vosso sentido da gratuidade, da alegria de viver e da compartilha. Vós gostais de investir as vossas energias moças - que se esquivam aos apriorismos discriminadores - em encontros fraternais para além de fronteiras, na aprendizagem das línguas estrangeiras que facilitam a comunicação, e no serviço desinteressado dos países mais desprovidos de bens. (…) Vós sois a promessa da paz”.
Nesta intenção, rezemos, então, a oração oficial deste encontro:

            Amigo e nosso Senhor Jesus Cristo, como és grande! Com as Tuas palavras e obras revelaste-nos quem é Deus, Teu Pai e Pai de todos nós, e quem Tu és: nosso Salvador.   Tu nos chamas a estar contigo: queremos seguir-Te onde quer que vás.
            Damos-Te graças pela Tua Encarnação. És o Filho Eterno de Deus, mas não Te incomodou humilhares-Te e fazeres-Te homem. Damos-te graças pela Tua Morte e Ressurreição: obedeceste à vontade do Pai até ao fim. E por isso és Senhor de todos e de todas as coisas.
            Damos-Te graças porque na Eucaristia ficaste entre nós. A Tua Presença, o Teu Sacrifício, o Teu Banquete, convidam-nos a sempre nos unirmos a Ti. Chamas-nos a trabalhar contigo. Queremos ir onde Tu nos enviares, a anunciar o Teu Nome, a curar em Teu Nome, a acompanhar os nossos irmãos até Ti.Dá-nos o Teu Espírito Santo, que nos ilumine e fortaleça.
            A Virgem Maria, a Mãe de Deus que nos deste na Cruz anima-nos a fazer o que Tu nos dizes. Tu és a Vida! Que o nosso pensamento, o nosso amor e o nosso trabalhar tenham as suas raízes em Ti! Tu és a nossa Rocha! Que a fé em Ti seja o fundamento sólido de toda a nossa vida!
            Pedimos-te pelo Papa Bento XVI, pelos Bispos, e por todos os que preparam a próxima Jornada Mundial da Juventude em Madrid. Pedimos-te pelas nossas famílias, pelos nossos amigos, e em especial pelos jovens que te vão conhecer neste encontro. Pelo testemunho firme e gozoso da fé. Amém.

Com toda minha amizade e estima,
D. Irineu Rezende Guimarães, O. S. B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário