segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012 - A primeira carta do ano!


Tournay, 27 de dezembro de 2011.

            Queridos amigos e amigas EM BUSCA DA PAZ,
                        Paz!
Pela 45a vez, os papas propõem um tema para guiar a reflexão dos cristãos e de todas as pessoas de boa vontade para o o dia 1º de janeiro, consagrado pela Igreja Católica como “Dia Mundial da Paz”. Este ano de 2012, o Papa Bento XVI escolheu o tema: “Educar os jovens para a justiça e a paz”. Em meio às incertezas de nosso tempo, no entanto, há a esperança de uma nova aurora. Para o papa, “esta expectativa mostra-se particularmente viva e visível nos jovens”; e é por isso a mensagem de paz volta-se para eles, “convencido de que eles podem, com o seu entusiasmo e idealismo, oferecer uma nova esperança ao mundo”. E, assim, o Papa convida “todas as componentes educativas, formadoras, bem como aos responsáveis nos diversos âmbitos da vida religiosa, social, política, econômica, cultural e mediática” à “prestar atenção ao mundo juvenil, saber escutá-lo e valorizá-lo para a construção dum futuro de justiça e de paz”, “como um dever primário de toda a sociedade” (nº 1).
Bento XVI começa sua reflexão mostrando a responsabilidade de toda sociedade para esta tarefa de educar a juventude para a paz e a justiça (nº 2). Depois o papa desenvolve alguns aspectos deste tema:
-                   educar para a verdade e a liberdade, num mundo marcado, ao mesmo tempo, pelo relativismo e pelo esquecimento de Deus (nº 3);
-                   educar para a justiça numa sociedade “onde o valor da pessoa, da sua dignidade e dos seus direitos, não obstante as proclamações de intentos, está seriamente ameaçado pela tendência generalizada de recorrer exclusivamente aos critérios da utilidade, do lucro e do ter” (nº 4);
-                   educar para a paz,  “fruto da justiça e efeito da caridade”, dom de Deus e obra  ser construída (nº 5);
O Papa conclui sua reflexão convidando a “levantar os olhos para Deus”: “Olhemos, pois, o futuro com maior esperança, encorajemo-nos mutuamente ao longo do nosso caminho, trabalhemos para dar ao nosso mundo um rosto mais humano e fraterno e sintamo-nos unidos na responsabilidade que temos para com as jovens gerações, presentes e futuras, nomeadamente quanto à sua educação para se tornarem pacíficas e pacificadoras! Apoiado em tal certeza, envio-vos estas reflexões que se fazem apelo: Unamos as nossas forças espirituais, morais e materiais, a fim de « educar os jovens para a justiça e a paz » (nº 6). O texto completo pode ser lido em http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/peace/documents/hf_ben-xvi_mes_20111208_xlv-world-day-peace_po.html.
            Inserindo-nos numa grande rede de orantes pela paz, reservemos um momento da nossa jornada deste 1º de janeiro para um momento de silêncio e oração. Rezemos assim:
            Ó Deus, de justiça e de paz, tu renovas o mundo com o dom precioso da juventude. Nós te pedimos por ela: que não se deixe invadir pelo desânimo, nem se abandone a falsas soluções; que dotada de coragem, enfrentando a fadiga e o sacrifício, possa optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação. Que todos, jovens e adultos, trabalhemos junto para tornar realidade, em todas as dimensões da vida humana, a paz que os anjos proclamaram quando o teu Cristo nasceu. Por Ele te pedimos, Ele que é nossa paz, Deus contigo, na unidade do Espírito Santo. Amém!
            Feliz Ano Novo!
            Com amizade,
D. Irineu Rezende Guimarães, O. S. B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário