quarta-feira, 8 de maio de 2013

Carta Mensal - Maio de 2013

Tournay, 30 de abril de 2013.

A vocês todos que buscam a paz,
                        Paz!
Neste mês de maio, proponho como tema de nossa oração pela paz uma situação terrível e dolorosa, fonte de muito sofrimento : aquela das mulheres que sofrem violência sexual em situações de conflito. Se, mesmo em tempos de paz, as mulheres são submetidas a todo tipo de violência (as estimativas são de sete para cada dez mulheres !), esta situação agrava-se ainda mais em tempo de guerra.
Mulheres de todas as idades sofrem sistematicamente este tipo de violência nas mãos de forças militares e rebeldes. Na maior parte dos casos, a violência sexual faz parte de uma estratégia deliberada para humilhar os adversários e semear o pânico entre a população civil. Outras vezes, são justamente as pessoas encarregadas de sua proteção, os responsáveis por esta atrocidade.
A violência sexual como tática de guerra é uma prática que remonta há séculos e que é constatada onde um conflito se instaura. Calcula-se que entre 20.000 a 50.000 mulheres foram violadas durante o conflito na Bósnia, no começo dos anos 90 ; já, durante o genocídio de Ruanda, em 1994, as estimativas situam-se entre 250 mil a 500 mil mulheres ! Na Republica Democrática do Congo, desde que o conflito armado se instalou neste país, em 1998, mais de 200 mil mulheres sofreram violência sexual : calcula-se cerca de 1.100 a cada mês, 36 casos por dia !  A violência sexual também foi uma das características da guerra civil na Libéria, entre 1989 a 2003, assim como é largamente praticada no conflito armado na região de Darfour, no Sudão.
Esta situação se agrava ainda mais dado o muro de silêncio que é erguido : raramente escutam-se as vítimas, raramente julgam-se aqueles que cometeram esse crime horrendo. Governos e grupos militares ignoram e toleram tais práticas, considerando-as como normais.
Neste contexto, nossa oração torna-se um grito profético, denunciando aos céus esta injustiça do mundo dos homens : só haverá paz na terra quando as mulheres forem plenamente respeitadas em sua dignidade e não forem mais consideradas como soldo ou espólio de guerra.
Rezemos assim :
Ó Deus de ternura, tu que conheces o sofrimento do teu povo e escutas os seus clamores, atende nossas preces em favor das mulheres que sofrem violência sexual nas tantas guerras deste mundo. Que suas vozes sejam ouvidas, que elas recebam todo o apoio necessário para se recuperarem deste trauma. Que estes crimes sejam julgados e que as autoridades dêem a atenção necessária para erradicar esta prática. Assim, homens e mulheres viverão em igualdade e paz nesta terra que criastes para todos!  Amém.

Com amizade, na alegria do Espírito que se derrama generoso sobre nôs! 
D. Irineu Rezende Guimarães
monge beneditino da Abadia Nossa Senhora, Tournay, França 
P.S.: Ajude a fortalecer esta rede de oração para a paz, repassando esta carta a seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário